Image Hosted by ImageShack.us

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Oscar - Curiosidades

# Três filmes mantêm o recorde de prêmios em toda a história: Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2003). Cada um levou 11 estatuetas.
# O diretor que mais venceu na categoria foi John Ford. Ele levou o prêmio quatro vezes: O Delator (1935), As Vinhas da Ira (1940), Como Era Verde Meu Vale (1941) e Depois do Vendaval (1952)
# Jack Nicholson também mantém a dianteira nas categorias de atuação. Como Melhor Ator venceu por Um Estranho no Ninho (1975) e Melhor É Impossível (1997). Já como coadjuvante levou por Laços de Ternura (1983).
# Meryl Streep é a atriz que mais indicações recebeu na história do Oscar. Foram 14 no total, sendo 11 na categoria principal e três como coadjuvante. Venceu duas vezes: A Escolha de Sofia (1982), como Melhor Atriz, e Kramer Vs. Kramer (1979), como coadjuvante. Em segundo lugar vem Katherine Hepburn, que concorreu 12 vezes na categoria principal. Apesar de ter ficado pra trás, em 2003, quando Meryl Streep concorreu por As Horas, Katherine tem mais estatuetas na categoria. Venceu quatro vezes: Manhã de Glória (1934), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1968), O Leão no Inverno (1969) e Num Lago Dourado (1982).
# Halle Berry foi a primeira mulher negra a vencer a principal categoria de atuação. Ela levou o Oscar de Melhor Atriz em 2002, por A Última Ceia.
# No mesmo ano, Denzel Washington foi escolhido Melhor Ator por Dia de Treinamento. Foi a primeira vez que dois negros venceram as principais categorias de atuação.
# Marlon Brando é dono de uma das histórias mais curiosas da história do Oscar. Indicado sete vezes como Melhor Ator e uma como Coadjuvante, Brando venceu duas vezes na categoria principal: Sindicato de Ladrões (1954) e O Poderoso Chefão (1972). Por este último, sequer compareceu à cerimônia, em 1973, e recusou o prêmio. Em seu lugar, ele mandou uma atriz desconhecida, chamada Sacheen Littlefeather, vestida como índia. O objetivo: fazer um discurso sobre a discriminação contra os nativos.
# Tatum O'Neal é a mais jovem ganhadora em uma categoria competitiva na história da premiação. Aos 10 anos, a atriz foi a Melhor Atriz Coadjuvante, por sua atuação em Lua de Papel (1973). Shirley Temple ganhou um "mini-Oscar" simbólico em 1935, por sua contribuição ao cinema.
# A mais velha foi Jessica Tandy, que, aos 80 anos, foi eleita a Melhor Atriz, por Conduzindo Miss Daisy (1989).
# O cineasta Robert Altman recebeu um Oscar honorário em 2006. Morreu aos 81 anos, em novembro do mesmo ano, por falência respiratória, decorrente de um câncer.
# Alfred Hitchcock foi indicado para o prêmio de Melhor Diretor cinco vezes, mas nunca ganhou. Em 1968, um pouco da injustiça foi desfeita: Hitchcock subiu ao palco para receber um Oscar especial, fazendo ali o discurso mais curto da história. Um seco "obrigado".
# Walt Disney é protagonista de um episódio comovente em uma cerimônia de premiação. O Oscar Especial que recebeu em 1938 veio personalizado. Ele ganhou uma estatueta em tamanho natural e sete miniaturas, representando a Branca de Neve e Os Sete Anões, uma das maiores obras animadas assinadas por ele.
# Pequenas também eram as estatuetas honorárias entregues aos atores-mirins naquela época. Shirley Temple recebeu uma delas, em 1934.
# O cara de pau: um sujeito roubou uma estatueta na frente de todo mundo na premiação de 1937 e ninguém falou nada. Como ele conseguiu isso? Alice Brady foi anunciada como a vencedora na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, por sua atuação em Na Velha Chicago. A atriz não estava presente e nem mandou representante. Foi aí que o esperto entrou em cena. Levantou, dirigiu-se ao palco, pegou o Oscar, fez os agradecimentos e foi embora pela porta da frente, sem a menor cerimônia. Dez dias depois, a Academia tentou reparar a falha e mandou uma estatueta nova para Alice Brady, dez dias depois.
# Willie Fulgear, um cidadão comum, virou herói para a Academia. Ele encontrou, no lixo, 52 das 55 estatuetas que haviam misteriosamente desaparecido nove dias antes no caminho entre Chicago - onde são fabricadas - e Los Angeles. Como gesto de agradecimento, a Academia convidou o salvador para participar da cerimônia daquele ano.
# É comum os participantes aproveitarem a cerimônia para fazer discursos políticos. Em 1974 um homem totalmente pelado atravessou o palco com um cartaz pedindo paz no Vietnã. Ele conseguira entrar ao se vestir de smoking e crachá de "Imprensa VIP".
# No ano seguinte, Peter Davis e Bert Schneider (Corações e Mentes), vencedores na categoria Melhor Documentário, leram, em seu discurso, um telegrama enviado por um vietcong: "Por favor, transmita a todos os seus amigos na América o nosso reconhecimento por tudo que têm feito em prol da paz no Vietnã".
# Em 1994, Susan Sarandon e Tim Robbins protestaram contra a quarentena imposta aos cubanos com Aids na base americana de Guantâmano. A conservadora Academia deixou os dois de "castigo". Só voltaram à cerimônia em 1997.
# Ao levar o prêmio de Melhor Documentário por Tiros em Columbine, em 2003, o diretor Michael Moore não poupou críticas ao presidente George W. Bush. Moore fez um discurso protestando contra a Guerra no Iraque, além de atacar diretamente o chefe de estado, chamando-o de "presidente fictício, eleito por eleições fictícias". A platéia ficou dividida.
# A estatueta do Oscar mede 34 centímetros de altura e tem 3,850 gramas de estanho, cobre, platina e ouro.
# Ela começou a ser chamada de "Oscar" em 1931, dois anos depois da primeira premiação. Existem três versões para a origem do título. A primeira delas remete à Margaret Herrick, uma bibliotecária que mais tarde passou a ser secretária executiva da Academia. Ela achou que o objeto tinha as feições parecidas com as de seu tio Oscar. A segunda teoria não é muito diferente. A atriz Bette Davis alegava ser a responsável pelo nome do objeto porque também achava semelhanças entre ele e as "costas" do seu marido Harmon Oscar Nelson. A última vem de um grande crítico de cinema de Hollywood. Ele teria sugerido à Academia que humanizasse o prêmio, dando um nome à estátua, no caso, Oscar.
# Bob Hope mantém o recorde de apresentações em cerimônias do Oscar. Foram 18 no total.
# A Bela e a Fera até hoje é o único desenho animado a concorrer a Melhor Filme. Foi em 1992, ano em que O Silêncio dos Inocentes levou a melhor.
# A Segunda Guerra Mundial afetou diretamente a premiação. Durante o período, as estatuetas foram feitas em gesso, pela escassez de metal naqueles anos. Terminada a guerra, os vencedores puderam trocá-las pela versão em ouro.
# O país que mais concorreu ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira foi a França: 32 indicações. Levou o prêmio nove vezes. A Itália vem em segundo lugar, com 26 indicações. Por outro lado, é o país que mais venceu a categoria - nove vezes.

Fonte:Correio Web

Marcadores: , ,